logo-site-2.png

Cuidados com sua prancha 

 

1. Quando não estiver em uso, procure manter sua prancha dentro de uma capa.

2. Fora da água, evite deixar sua prancha por muito tempo no sol mesmo estando na capa. O sol e o calor excessivo (como por exemplo, deixar a prancha em cima do carro estacionado) podem causar sérios danos na prancha como bolhas, delaminação, ou até mesmo regressão do bloco. Se não tiver como deixar na sombra na praia, deixe a prancha fora da capa e cubra com a mesma ou com areia.

3. Nunca deixe a prancha dentro do carro fechado no sol, pelos mesmos motivos citados acima.

4. Quando sair do mar lave bem a prancha e o leash (cordinha) com água corrente e deixe secar a sombra (lembre-se do item 02);

5. Quem usa parafina deve sempre verificar se ela não esta muito suja ou escurecida, pois isso pode causar manchas na fibra.

6. Quando sua prancha tiver alguma fissura ou quebrado (tecos em geral) tire imediatamente da água e feche o buraco com a resina correspondente à utilizada na contrução da sua prancha (no caso de epóxi, nunca use resina poliéster ou cola superbonder, pois podem derreter o bloco de EPS), ou de preferência leve para o conserto o mais rápido o possível; É sempre bom inspecionar a prancha antes e depois de cada uso para procurar eventuais avarias. Se entrar água na prancha, além de aumentar de peso, podem ocorrer também danos ao bloco.

7. Quando tiver que colocar sua prancha no chão, deixe-a com as quilhas para cima evitando danos no fundo e nas quilhas. O fundo da prancha muitas vezes leva menos camadas de fibra na laminação o que torna essa parte da prancha mais frágil.

8. Quando estiver surfando ou entrando no mar, evite locais rasos como bancos de areia aonde a ondas quebram com mais força. Evite também surfar o quebra-coco (aquela onda que quebra na beirinha), principalmente se estiver surfando de stand up ou longboard, já que, por serem muito grandes podem embicar com facilidade, o que pode causar desde pequenas avarias até a quebra da prancha ao meio.

9. Se for iniciante, dê preferencia para surfar sempre na hora da maré mais cheia e quando isso não for possível redobre o cuidado ao descer as ondas, pelo mesmo motivo citado acima.

10. Respeite seus limites. Não entre no mar quando não estiver seguro de que pode controlar a situação. Em situações de mar com ondas maiores é preciso redobrar a atenção para não se machucar e não machucar ninguém.

11. Surfistas de Stand Up e Longboard: Respeite os surfistas de pranchinha; Lembre-se que a sua prancha pode entrar na onda com muito mais facilidade, mas isso não te dá o direito de pegar "todas" as ondas do dia.

12. Respeite o line up. Existe sempre uma ordem de prioridade. Se tiver alguma dúvida sobre as regras de prioridade e o comportamento correto no pico, procure orientação e não tente surfar junto de outras pessoas.